Evitando o desperdício de alimentos!


O desperdício de alimentos é um dos maiores problemas que o Brasil enfrenta nos dias de hoje, estando entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos. Estima-se que 30% da produção mundial de alimentos sejam desperdiçados devido às falhas no sistema de colheita, transporte, armazenagem e comercialização. Aproximadamente 70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente.

É importante realizarmos refeições ricas em nutrientes, através das partes de alimentos que normalmente são desprezadas como cascas, talos, folhas e sementes, sem muitas vezes a pessoa saber como tudo isso é importante.

Essas partes que são jogadas fora são ricas em vitaminas (especialmente A e C), além de ferro, potássio e fibras. Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e podem ser aproveitados em refogados, tortas, no feijão e na sopa. As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes. A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde. Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, maçã), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador.

Sendo assim, é importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos e torna possível a criação de novas receitas, como, por exemplo, tortas, sucos, doces, geleias, sopas e refogados. Veja a seguir uma receita fácil e econômica:

Doce de casca de maracujá

Ingredientes:
3 xícaras (chá) mal cheias de açúcar (500g)
3 xícaras (chá) de água
Cravos da índia a gosto
6 a 8 cascas de maracujá (descascadas e cortadas em pétalas de véspera)
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá

Modo de preparo:

Leve ao fogo forte o açúcar, a água e os cravos até obter uma calda em ponto de fio fraco.
Junte as pétalas de maracujá escorridas e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até ficarem macias.
Acrescente o suco de maracujá (retire a polpa dos maracujás, bata no liquidificador e peneire), cozinhe até ferver.

Quando atingir a fervura, cozinhe por mais 5 minutos.

Sirva gelado.

Texto elaborado por AMANDA REIS - NUTRICIONISTA

0 comentários :

Postar um comentário