Atenção!!! O consumo dos brasileiros hoje está entre 12 a 18 g de sal por dia, enquanto o indicado é de 5 g.
O IBGE aponta que, no Brasil, o comportamento do brasileiro é a maior causa dos problemas com o excesso de sal. Isso porque cerca de 60% do que é consumido é adicionado no preparo das refeições, 20% adicionado à mesa nos alimentos e só 20% de produtos industrializados. De maneira geral, a dica é acrescentar na comida, no máximo, 2 gramas de sal por dia, o que corresponde a dois pacotes pequenos dos tipos que são encontrados em restaurantes.O restante da quantidade permitida de sódio por dia virá naturalmente dos alimentos ou dos produtos industrializados. Caso a necessidade seja de reduzir o sal, há a opção de utilizar o sal de ervas , o sal marinho ou o sal light.
Ao preparar as receitas, prefira condimentos naturais: ervas, cebola, alho, limão, etc., evitando o uso de temperos prontos, caldo de carne, entre outros. Reduza gradualmente a quantidade de sal utilizada.
Um dos maiores obstáculos para a redução da quantidade de sódio na dieta dos hipertensos é o alto teor de sal existente nos alimentos processados e nas comidas preparadas em restaurantes. Num mundo em que as pessoas ativas fazem boa parte das refeições fora de casa, não é fácil adotar dietas restritivas.
Texto elaborado por AMANDA REIS - NUTRICIONISTA
0 comentários :
Postar um comentário