Existem alguns alimentos que, quando consumidos diariamente, em quantidades adequadas, podem ajudar a queimar calorias. São os alimentos termogênicos.
Na pimenta, essa ação se deve principalmente à substância capsaicina, que dá o sabor picante.
Os termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento.
Porém é importante deixar claro que só consumir estes alimentos não vai adiantar, é preciso antes de mais nada ter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos.
A pimenta também é rica em antioxidantes, retarda o envelhecimento, protege as artérias, previne o câncer de próstata e até melhora o humor, pois ao comer algo apimentado, o organismo lança endorfinas na corrente sanguínea, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, considerada um analgésico natural.
Mas, ATENÇÃO, para ganhar somente os benefícios, é preciso moderação. Em excesso, a pimenta destrói os sensores do paladar. O consumo é contraindicado para quem sofre de gastrite, úlcera ou hemorroidas, pois o alimento pode agravar o quadro. Pessoas hipertensas devem consumir em menores quantidades.
Texto elaborado por AMANDA REIS - NUTRICIONISTA
0 comentários :
Postar um comentário