A Importância da ingestão de cálcio na infância!


O Cálcio é um mineral fundamental presente no corpo humano, envolvido em importantes e diversos processos metabólicos de coagulação sanguínea, transmissão dos impulsos nervosos, contração muscular, ativação enzimática e secreção hormonal, tendo como característica principal a mineralização de ossos e dentes.

A necessidade de uma alimentação rica em cálcio persiste para a vida toda, especialmente na infância e durante o desenvolvimento do pico da massa óssea, na fase de crescimento.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para crianças de 0 a 6 meses, o aleitamento materno exclusivo, sendo que a necessidade diária de cálcio é de 300mg, e esta é compatível com a produção humana diária de leite. 

Nos casos em que a amamentação exclusiva não é possível e em substituição é utilizado o leite de vaca, a necessidade diária de ingestão de cálcio é de 400mg ou cerca de 3,5 copos de leite/dia. 

Após os 6 meses e até os 2 anos de idade, deve haver uma alimentação complementar ao leite materno, tanto para suprir as necessidades de cálcio nesta fase, quanto para complementar as necessidades de outros nutrientes e a energia diária.

A recomendação diária de cálcio para crianças de 1 a 3 anos é de 500mg; de 4 a 6 anos recomenda-se 600mg e de 7 a 9 anos, 700mg. Nota-se que as necessidades nutricionais do mineral aumentam conforme o crescimento infantil.

A ingestão de cálcio recomendada para crianças nem sempre é conseguida, especialmente se a ingestão de leites e derivados for insuficiente. 

As principais conseqüências da deficiência de cálcio na alimentação infantil são: 

Riscos de fraturas e osteoporose; 
Diminuição da velocidade de crescimento; 
Insônia e diminuição da memória; 
Câimbras; 
Queda de cabelos; 
Unhas quebradiças e frágeis; 
Dentes que quebram facilmente, dentre outros.

A única fonte de cálcio disponível para o organismo humano é aquele proveniente da alimentação, sendo importante garantir uma ingestão mínima desse mineral para o completo crescimento e maturação dos ossos da criança e do adolescente.

Para as crianças que têm intolerância a lactose presente no leite ou produtos lácteos, nos supermercados existem vários produtos sem lactose. Já no caso de crianças que não gostam do leite, uma alternativa seria os alimentos enriquecidos ou fortificados com cálcio.

Caso seu filho não consiga ingerir as quantidades necessárias de cálcio para o crescimento e desenvolvimento, garantindo assim as necessidades de cálcio que o organismo precisa, seja qual for o motivo, procure seu medico e um nutricionista. Não tome nenhuma vitamina, suplemento de cálcio sem orientação de um profissional.

Texto elaborado por AMANDA REIS - NUTRICIONISTA

0 comentários :

Postar um comentário