Alimentos Integrais: Uma Opção Mais Que Saudável!



Parece que a cada novo ano a tecnologia nos proporciona alimentos sempre mais industrializados, não é mesmo? No entanto, em um momento em que temos sanduíches, salgados e pizzas que, depois de colocados no micro-ondas ficam prontos quase que instantaneamente, os alimentos integrais ganham mais espaço. Afinal, hoje estamos muito mais atentos aos cuidados que devemos tomar com a nossa saúde.

Os alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento, e dessa forma, ainda possuem as películas que envolvem os grãos. Essas películas são ricas em nutrientes como fibras, vitaminas e minerais. Por isso, alimentos como arroz, macarrão, biscoito e pão integral são considerados boas fontes de fibras alimentares, além de possuir melhores quantidades de vitaminas B, B2, B5, B6 e de minerais como o fósforo e ferro.

Estudos da atualidade têm mostrado que a inclusão de alimentos integrais na dieta pode, a médio e longo prazo, diminuir as chances de diabetes, obesidade e dislipidemias. Pesquisas ainda apontam que, comer diariamente produtos integrais como arroz, soja e farinha, diminui o risco de desenvolver doenças como câncer e problemas cardíacos.

Outros benefícios em se aumentar o teor de fibras ingeridas são: melhor aproveitamento dos nutrientes, que estão diminuídos nos alimentos processados; melhor eficiência em programas para redução de peso, já que a fibra alimentar dá sensação de saciedade, reduzindo a fome e melhorando o resultado em programas de emagrecimento.

Quanto ao valor calórico dos alimentos integrais, não há grandes diferenças em relação aos refinados. Enquanto 50 gramas de arroz branco possui 128kcal, a mesma quantidade de arroz integral possui 124kcal, além de conteúdo de fibras maior. O mesmo é visto no pão de forma: ambos os tipos apresentam de 50 a 80 calorias a fatia, dependendo da marca ou receita.

Na próxima vez que você estiver na dúvida Ao escolher os carboidratos, prefira as versões integrais, que são nutritivas e promovem ótimos benefícios à saúde. Agora você já sabe qual a melhor escolha. 

Texto elaborado por AMANDA REIS - NUTRICIONISTA.


0 comentários :

Postar um comentário