Controlando a Hipertensão Arterial!


A Hipertensão Arterial, mais conhecida como “pressão alta”, pode ser encarada como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois na grande maioria das vezes, não provoca sintomas ou sintomas como dores de cabeça, tonturas, mal estar, etc. 

É muito importante entender que quem sofre de hipertensão arterial terá que fazer seu controle por toda a vida.
Confira a seguir algumas atitudes que, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão.

1. Mantenha-se no peso ideal: com o sobrepeso o coração faz muita força para bombear o sangue para o corpo. Essa dificuldade de circulação causa danos na parede dos vasos, o que facilita o acúmulo de placas de gordura, que podem provocar AVE (acidente vascular encefálico) e infartos. Os rins também sofrem prejuízos, já que ficam sobrecarregados pela força do sangue durante a filtragem.

2. Tenha sempre uma dieta saudável: uma alimentação balanceada rica em fibras (feijões, cereais integrais, frutas, verduras, legumes), antioxidantes (suco de uva, tomate), gorduras insaturadas (sementes oleaginosas, óleo de peixe) e com baixo teor de sódio, gorduras trans e saturadas e aditivos químicos é fundamental no controle da pressão arterial.

3. Reduza o sal das refeições: o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de frios, enlatados, embutidos, congelados e defumados.

4. Pratique atividade física regularmente: atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

5. Evite bebidas alcoólicas: o álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

6. Cuidado com os medicamentos: se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os anti-inflamatórios e anticoncepcionais.

7. Não fume: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão além de comprometer toda sua saúde.

8. Estresse: ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

9. Faça exames médicos periódicos: avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos, se necessário, de forma mais eficaz.

10. Tenha o hábito de medir sua pressão: a Sociedade Brasileira de Hipertensão alerta que este simples exame é uma forma de prevenir problemas mais sérios.

Texto elaborado por AMANDA REIS - NUTRICIONISTA


0 comentários :

Postar um comentário